DeSqualO DeSqual é um projeto transnacional que envolve 10 países, 4 organizações especializadas em garantia da qualidade e 10 prestadores de serviços sociais/prestadores VET para pessoas com deficiência, que atuaram como pilotos de um novo programa de formação desenvolvido para garantir a sustentabilidade da qualidade na prestação dos serviços.

O objetivo do DeSqual é implementar uma qualidade sustentável e uma melhoria da qualidade na prática diária dos colaboradores e da gestão de topo das organizações de ensino e formação profissional de pessoas com deficiência.
 

Em muitos projetos da qualidade no âmbito do ensino e formação profissional, o foco principal é colocado na criação e implementação de uma estrutura sólida de um sistema da qualidade. Após o sistema estar estabelecido e implementado, o desempenho do sistema da qualidade da organização pode ser avaliado através da revisão por pares e através de uma avaliação externa independente. Nesta avaliação, o desempenho do sistema da qualidade e o comportamento da equipa são revistos sistematicamente.

 

QUALIDADE

As experiências levadas a cabo na última década demonstram que muitas entidades formadoras a operar na área da deficiência enfrentam o desafio de manter a implementação dos requisitos da qualidade numa base diária. Por outras palavras, estas entidades têm o desafio de assegurar que os requisitos da qualidade estão implementados de forma sustentável nos seus sistemas da qualidade.

A implementação sustentável da qualidade está relacionada com áreas como a consciência da qualidade e a cultura da qualidade.

No DeSqual, pretendemos aumentar e melhorar a conscientização da qualidade e a cultura da qualidade nas organizações de ensino e formação profissional de pessoas com deficiência.

 

 

CURRICULUM FORMATIVO

Para que isso seja possível, foi desenvolvido um curriculum formativo que promove a compreensão, aumento e melhoria da consciência da qualidade e da cultura da qualidade dos professores/formadores e outro pessoal envolvido.

Este curriculum ajuda os professores/formadores e outro pessoal envolvido a melhorar a sustentabilidade dos aspetos da qualidade EQAVET, influenciando a cultura da qualidade e a consciência da qualidade.

Temas essencialmente práticos com elevado impacto na cultura da qualidade nestas organizações foram tidos em conta, nomeadamente o empowerment e a qualidade de vida dos clientes; o envolvimento dos colaboradores na melhoria contínua; a identificação e medida das necessidades e expectativas da sociedade; o estabelecimento de parcerias sustentáveis e de valor acrescentado e, ainda os aspetos relacionados com o planeamento estratégico.

Os formandos que frequentaram a formação realizada ao longo do projeto com base no curriculum formativo desenhado pelos peritos, transferirão o conhecimentos, capacidades e competências e medidas nas atividades diárias das suas organizações prestadoras de serviços de educação e formação profissional.

 

VÍDEO DO PROJECTO

Neste filme, Guus van Beek, perito em qualidade fala-nos sobre o projeto. 

https://www.youtube.com/watch?v=WXuc6Xvb73I&feature=youtu.be

Consulte aqui o site e o video final do projeto:

Site do projeto: http://www.desqual-leonardo.eu/ 

 

This project is funded with support from the European Commission.
This publication reflects the views only of the author, and the Commission cannot
be held responsible for any use 
which may be made of the information contained therein.