Gestão e Avaliação do Desempenho

Implementação do SIADAP em Organismos da Administração Pública Central e Local 
 


 
Implementação do SIADAP em Organismos da Saúde

 


Implementação dos instrumentos associados ao novo regime de emprego na Administração Pública 
 
 
Balenced Scorecard Implementação do Balanced Scorecard, promovendo o alinhamento das atividades operacionais com a visão e a estratégia das organizações dos setores público e privado

 


 

SIADAP

Os nossos programas de intervenção sustentam-se em métodos pedagógicos ativos, de Formação-Ação e Consultoria, privilegiando a componente prática de aplicação dos conceitos e metodologias de preparação do SIADAP, junto dos intervenientes, percorrendo os diversos momentos do processo de avaliação:

Dirigentes Máximo/Órgão Máximo de Gestão

Apoio na definição dos Objetivos Plurianuais, garantindo o seu alinhamento com a estratégia organizacional e as cartas de missão dos dirigentes superiores, dos Objetivos Anuais, com caráter operacional e das linhas de orientação interna para o desenvolvimento e implementação do processo na vertente da monitorização dos indicadores de desempenho dos
serviços.

Conselho de Coordenação da Avaliação

Estabelecimento da metodologia de condução e de acompanhamento operacional do SIADAP, através do apoio prestado na elaboração do regulamento de funcionamento, no estabelecimento das diretrizes anuais (aplicação das percentagens máximas, critérios de validação das propostas de avaliação, entre outras) e na elaboração do relatório de anual do
processo de avaliação.

Dirigentes Superiores, Intermédios e restantes Avaliadores

Promoção de uma reflexão estratégica no âmbito da Gestão por Objetivos, associada ao processo de avaliação e metodologia SIADAP, com vista à definição da atuação global dos intervenientes, em função da estrutura organizacional e compromisso face à melhoria do desempenho.

Apoio no desenvolvimento e promoção das competências e procedimentos na vertente da definição de objetivos, indicadores e metas e respetiva monitorização, quer ao nível das unidades orgânicas, quer ao nível dos trabalhadores.

Realização de atividades de treino prático na globalidade dos procedimentos SIADAP, cujas necessidades se centram no desdobramento dos objetivos organizacionais em cascata e na monitorização dos objetivos/indicadores individuais e nas competências das equipas.

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Gestão de RH na AP

Os nossos programas de intervenção sustentam-se em métodos pedagógicos ativos, de Formação-Ação e Consultoria, privilegiando a componente prática de aplicação dos conceitos e metodologias de gestão de recursos humanos.

As áreas de intervenção são, designadamente, os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas, por via da publicação da Lei n.º 12-A/2008, o Estatuto Disciplinar dos trabalhadores que exercem Funções Públicas – Lei n.º58/2008, o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas – Lei n.º59/2008, a tramitação dos Procedimentos Concursais – Portaria n.º83-A/2009 e demais diplomas associados.

A implementação destes diplomas passa, designadamente, pela aplicação dos instrumentos legais, a análise da LVCR e legislação associada, a elaboração dos instrumentos de Gestão RH: mapa pessoal, normas de organização do trabalho e demais documentação de suporte, organização processual dos procedimentos concursais e de orçamentação das despesas com pessoal; a gestão dos contratos de trabalho em funções públicas, a especificidades do regime de mobilidade (geral e especial), as normas previstas no estatuto disciplinar e a reforma da proteção social (aposentação, desemprego, proteção na saúde, ação social suplementar), entre outros.

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Balanced Scorecard

Preparação do processo

Apoio na identificação e definição das equipas para o desenvolvimento e na seleção das grandes linhas estratégicas.

Mapeamento da Estratégia

Estabelecimento da estratégia e construção do mapa estratégico, com o estabelecimento dos objetivos na 4 perspetivas, garantindo o alinhamento com a visão da organização.

Definição de indicadores e metas e mapeamento

Promoção do conhecimento dos intervenientes para a função dos indicadores do Balanced Scorecard e dos critérios para a sua utilização. Assegurar a dinamização interna do processo de construção dos indicadores, garantindo a sua eficácia na monitorização da performance da organização. Estabelecimento das metas associadas aos indicadores e promover o alinhamento entre os programas, projetos e iniciativas da organização com a estratégia.

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